Medronho

Aos dias de hoje é difícil dissociar o medronho de Monchique, é certamente um dos símbolos maiores do território.
A aguardente de medronho é o produto que têm maior reconhecimento, mas não nos esqueçamos que o fruto pode ser usado para outras fins como, compotas e sobremesas.
A destila da aguardente de medronho é algo tradicional nas famílias de Monchique e passa de geração em geração.

Bolo do Tacho

O bolo do tacho é uma das doçarias mais representativas do território de Monchique. Em qualquer casa ou canto de Monchique, pode saborear este bolo típico sendo a sua receita original composta apenas por produtos existentes no concelho: farinha de milho, azeite, mel, banha de porco, medronho, erva-doce e limão.
A farinha de milho é o principal ingrediente deste bolo e isso deve-se ao facto de Monchique estar tradicionalmente associado à cultura do milho e à existência de bastantes moinhos.
O bolo do tacho é essencialmente confecionado e degustado em Maio, para a comemoração do dia do Trabalhador.

Milhos Aferventados

O milho é um produto com bastante protagonismo no concelho de Monchique, servia não só para a confeção do bolo do tacho, para o pão, papas, para alimentar o gado ou para os famosos pratos com milhos aferventados.
Aferventar os milhos é um modo de preparação do bago do milho em que ele se torna mais suave, cresce e ganha um ligeiro sabor fumado e fica pronto para acompanhar carne, enchidos ou simplesmente comido com toucinho.
O bago do milho aferventado é maior e mais roliço.

Scroll to Top